quarta-feira, 18 de maio de 2011



Os enchimentos devem ser materiais altamente deformáveis, para que não gerem tensões no interior da junta quando da movimentação do revestimento. São materiais adequados: borracha alveolar, espuma de poliuretano, manta de algodão para calafetação, cortiça, mangueira de borracha, etc.
Devem ser utilizados selantes à base de elastômeros, tais como poliuretano, polissulfeto, silicone, etc. As propriedades dos selantes devem ser adequadas às condições de exposição ao longo da sua vida útil, considerando-se a largura das juntas de movimentação e a intensidade esperada da movimentação. No presente caso, recomenda-se que as juntas de movimentação tenham largura de 10 mm. É importante observar que a junta de movimentação se estende desde a superfície da base (alvenaria ou concreto), incluindo a camada de emboço. De acordo com a NBR 13755/1996, as juntas de movimentação devem ser executadas nas seguintes localizações:

a) Juntas horizontais espaçadas, no máximo, a cada 3 metros ou a cada pé-direito, na região de encunhamento da alvenaria;
b) Juntas verticais espaçadas, no máximo, a cada 4 metros;
c) Juntas nas mudanças de direção do plano do revestimento;
d) Juntas no encontro com outros tipos de revestimento;
e) Juntas no encontro de pisos com a parede revestida com cerâmica.



Nenhum comentário:

Biodeterioração

Minha foto
Florianopolis, Santa Catarina, Brazil
Eng° Civil pesquisador sobre biodeterioração de pinturas latex externas