2- Armadura exposta: Pilares e/ou vigas podem apresentar oxidação de armadura que se manifesta pelo desprendimento de reboco. Este ataque ocorre em função da insuficiente espessura de recobrimento de concreto sobre as armaduras. O procedimento de recuperação é o seguinte: remoção da argamassa solta; aplicar fosfatizante OXIPRIMER da Texsa ou FERLICON da Buschle & Lepper sobre a armadura para interromper a oxidação; remover por abrasão as carepas de laminação e também do concreto solto ou desplacado. Pintar as barras de aço limpas com uma argamassa inibidora, “SIKATOP 108 ARMATEC”; após preencher e requadrar com argamassa, “SIKAGROUT TIX”. Aguardar no mínimo 28 dias para pintar esta nova superfície. “Grout” é uma argamassa pré-misturada de cimento especial com agregados finos própria para restauros que apresenta excelente adesividade e baixíssima retração (não racha).
3- Lavação: As superfícies a serem repintadas devem ser lavadas, de cima para baixo, por hidro-jateamento de pressão para remoção mecânica da sujeira, dos microrganismos existentes, e da tinta calcinada (pó fino resultante da ação do sol- UV).
4- Preparação: Deverá ser aplicada uma solução de 50% água e 50% água sanitária (hipoclorito de sódio) sobre todas as superfícies contaminadas por fungos e algas para sua eliminação química em profundidade dentro do reboco. Deixar agir por até 30 minutos e remover após por hidro-jateamento abundante. Em paredes muito contaminadas esta operação deve ser repetida dentro de um intervalo de 15 dias para eliminar o ciclo reprodutivo dos microrganismos. Cuidados especiais devem ser dispensados às esquadrias de alumínio que podem ser suscetíveis ao cloro. Nos locais, onde eventualmente apareça o reboco, após a lavação, deve ser aplicado selador pigmentado acrílico branco com pincel. Sobre as fissuras de retração do reboco deve ser aplicado “WALFLEX” da Plastimper, localizadamente com pincel e desempenadeira metálica para garantir sua penetração. Walflex é um material elástico branco a base de água, próprio para preenchimento de fissuras e é capaz de acompanhar as movimentações térmicas. As trincas, que são fissuras de maior dimensão, deverão ser escarificadas (abertas) até 2,0 mm de abertura em forma de “V”, com ferramenta “abre trincas” da Atlas referencia 375, ou equivalente, conforme ilustrações 1 e 2. Escovar a fissura para remover grãos soltos. Aplicar selador acrílico sobre a nova superfície criada para reaglutinar os grãos soltos proporcionando maior aderência. Preencher o vazio criado com “WALFLEX” da Plastimper, aplicado com espátula. Pode alternativamente ser aplicado “SELATRINCA” da Suvinil.

Ilustração 2 - abre trincas da Suvinil

5- Fachada sul: Após a reparação recomendada as fachadas sul podem receber uma pintura prévia de “fundo preparador de paredes” que aglutina o material solto e proporciona restauração de superfícies porosas, ou aplicar uma demão de “VEDAPREN PAREDE”.
6- Aplicação da tinta látex: Aplicar duas demãos de tinta látex Premium lisa fosca, de preferência na cor já existente, com rolo de lã de carneiro. Tinta Premium é uma classificação da NBR-12.554-1992 para tinta de qualidade superior. Por força de norma a qualidade das tintas deve estar estampada na sua embalagem. A tinta deverá possuir biocidas capazes de imibirem a proliferação futura dos fungos e algas, conforme a seguir recomendado. Caso o substrato apresente muitas irregularidades irrecuperáveis, resultantes de fissuração disseminada e rachaduras a aplicação de tinta lisa vai apenas acentuar estes defeitos. Para neutralizar este efeito somente a aplicação de tinta texturada acrílica é recomendável, conforme ilustração 3.

7- Especificação técnica das tintas látex 7.1- Tintas RENNER
REKOLOR Acrílico Fosco Praia e Campo, em 14 cores padrão e também no sistema tintométrico, apresenta resistência à maresia e umidade, altíssima proteção contra algas e mofo, resistente a manchas e ao desbotamento, lavável e sem cheiro após 3 horas de aplicação. Este fabricante fornece 5 anos de garantia da tinta. Esta garantia refere-se única e exclusivamente a reposição da tinta, se esta falhar em suas especificações, o fornecedor reporá a quantidade equivalente a nova pintura, sem custos, desde que seja apresentada a nota fiscal discriminada com data, número do lote e quantidade de selador, massa e tinta utilizados; esta garantia não inclui indenizações de materiais, mão de obra, etc. Rendimento até 15,00 m2/litro em repintura por demão. Intervalo entre demãos até 6 horas. O fabricante recomenda lavação anual das paredes pintadas. Boletim Técnico em anexo. 7.2-SHERWIN WILLIAMS
Metalatex Litoral Sem Cheiro, acabamento acetinado e fosco, em 28 cores padrão, apresenta resistência ao desbotamento de cores, ao sol e chuva, umidade e maresia, contém fungicida e algicida. Rendimento de até 18,00 m2/litro por demão. Intervalo entre demãos até 4 horas. Aplicar somente sob temperaturas compreendidas entre 10° e 35° C. Boletim Técnico em anexo. 7.3- BASF SUVINIL Acrílico Contra Mofo e Maresia, acabamento fosco, em 6 cores padrão e também no sistema tintométrico. Alta performance, desenvolvida especialmente para uso externo. Proporciona alta durabilidade, sendo resistente às intempéries (sol e chuva), além de oferecer grande poder de cobertura, alto rendimento e fácil aplicação, além de eliminar os efeitos da umidade, mofo e algas. Possui DIURON, bloqueador de fotossíntese das algas. Possui também uma mistura de 5-cloro-2-metil-4-isotiazolin-3-ona com 2-metil-4-isotiazolin-3-ona como fungicida, em teor menor de 0,1%. Rendimento de até 21,00 m2/litro por demão para repintura. Intervalo entre demãos até 4 horas. Boletim Técnico em anexo. 7.4- AKZONOBEL/Tintas Coral
CORAL Sol & Chuva, tinta para proteger as paredes externas da ação do sol e da chuva. Coral Sol & Chuva protege as paredes também contra maresia. É uma tinta acrílica elástica que forma uma película impermeável flexível, capaz de acompanhar a dilatação e retração de paredes em alvenaria ou concreto, causadas pela mudança de temperatura. Nem a umidade consegue atingir a sua parede. Ela é fácil de aplicar, possui excelente cobertura e aspecto emborrachado, que dá uma ótima resistência e durabilidade. Não apresenta biocida para filme seco capaz de combater a proliferação de algas e fungos. Rendimento 9,70m2/litro por demão. Intervalo entre demãos até 4 horas.
A seguir elencamos os principais fabricantes regionais que produzem tintas prediais TAMBÉM capazes de impedir a proliferação de algas e fungos sobre o filme seco: Revestir[1] Tintas e Texturas Ltda, Palhoça, telefone 3033-1175 Arquiplast [2], São José, telefone 3343-0858 Plastimper [3], São José, telefone 3246-0473 8- Cor da tinta: Através de estudos realizados dentro do ambiente do Campus da UFSC foi possível concluir que as cores apresentam capacidade diferenciada de resistir ao ataque de microrganismos (fungos e algas). Assim foi possível classificar as cores em ordem decrescente de resistência à biodeterioração: azul, vermelho, cerâmico, verde, marfim, amarelo, pêssego, palha, camurça e gelo. A cor azul mostrou-se a mais resistente à biodeterioração, no entanto, apresenta pouca estabilidade de cor ao sol. Ou seja, para definir a cor visando melhor desempenho é preciso considerar todas as variáveis. Certamente para uma fachada sul, que não recebe sol, o azul é a melhor opção. As cores claras proporcionam menor aquecimento das fachadas e por conseqüência menor retração e desenvolvimento de fissuras. Maior será a durabilidade dos materiais de vedação aplicados. Tais considerações são de maior importância nas fachadas norte e oeste, por receberem maior incidência solar. Entretanto, frente à complexidade de ação de inúmeras variáveis, é recomendável sempre a consulta a especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário